O clareamento dental é uma excelente opção para recuperar o branco dos dentes, que podem vir a ter manchas devido a diversos fatores ao longo da vida de um indivíduo. Porém é muito comum haver certa sensibilidade nos dentes tratados. É importante frisar que não é comum qualquer tipo de dor ou desconforto após ser realizado esse tipo de procedimento, mas caso existam alguns efeitos secundários, é importante saber o que fazer.
De acordo com o dentista Flávio Ferraz, o cuidado que o profissional terá ao realizar o procedimento faz toda a diferença. “Os agentes usados para a realização do clareamento são cáusticos por natureza e podem causar algum tipo de irritação nos tecidos suaves da boca. Por isso a importância de proteger e isolar os dentes do paciente usando uma barreira gengival”, explica.
Durante o tratamento, se o paciente reclamar de dor ou desconforto esse deve ser um sinal para que o dentista encurte ou finalize o clareamento, antes que este irrite os nervos dentais. A sensibilidade térmica é a mais comum após o tratamento, mas deve passar alguns dias após o procedimento.
Cuidar dos dentes durante e após o clareamento dental garantem que não haverá complicações ou resultados insatisfatórios. Separamos algumas dicas para você se guiar durante esse processo:
A indicação é que você comece a escovar seus dentes com essa pasta de dente até 10 dias antes de realizar o clareamento. Elas ajudam a bloquear a sensibilidade dentária da área externa até a parte mais interna do dente.
Como a sensibilidade térmica é a mais comum nos casos de clareamento, de 24h a 48h após o tratamento evite consumir bebidas muito quentes ou frias. O ideal é consumir somente aquelas que estão em temperatura ambiente, pois ses dentes estarão muito sensíveis nesse período.
A ridizes das cerdas é outro fator que precisa ser levado em consideração. Nada de certas duras, que tornam a escovação mais abrasiva. O ideal é escovar de forma suave e em movimentos circulares. Na hora de enxaguar a boca, usar água morna também pode ajudar a evitar algum desconforto.
Converse com seu dentista sobre o assunto e pesquise técnicas que minimizam os problemas mais comuns do clareamento dental.